Coloque seu Pedido de Oração!

Coloque seu Pedido de Oração!
Faça seu pedido de oração pois vamos estar orando e intercedendo por sua Vida! Tenho certeza que Deus pode realizar um milagre na sua vida... email: pedidodeoracao@hotmail.com

sábado, 6 de junho de 2009

Qual é o mais "Pródigo"


A HERANÇA ( parte 1)
TEXTO: Lucas 15.11-32

Lucas 15.12: E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.

1) O filho mais moço pediu sua parte na fazenda:
Segundo a Lei Mosaica ao filho mais velho correspondia parte dobrada da herança.
(DT 21.17) Mas ao filho da aborrecida reconhecerá por primogênito, dando-lhe dobrada porção de tudo quanto tiver, porquanto aquele é o princípio da sua força; o direito da primogenitura seu é.
Neste versículo mostra realmente o interesse do filho pródigo ao dinheiro, o dinheiro falou mais alto em seu coração... (1 TM 6.10) Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Infelizmente o amor ao dinheiro tem tirado muita gente dos caminhos do Senhor, lembremos do jovem rico (MT 19.16-30) não quis seguir a Jesus por conta do dinheiro, é por isto que Jesus fala em (MT 6.19-21) Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Embora os bens normalmente fossem repartidos após a morte do pai, em casos especiais este poderia reparti-los em vida.

Lucas 15.13: E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.

2) Ajuntou tudo, e partiu para uma terra longínqua, desperdiçando tudo, vivendo dissolutamente.
Este versículo fala de uma vida movida pelo desejo carnal...
A. Ajuntou tudo o que tinha. A intenção do filho pródigo não era de retornar mais, pois tudo o que lhe pertencia ele juntou para levar.
B. Para uma terra longínqua. Ele queria ficar livre da família, cortar qualquer tipo de relação, lembrança e etc. demonstra aqui uma vida de egoísmo. Ele olhou somente para si.
C. Desperdiçou a sua fazenda. Este jovem não conhecia o mundo lá fora, por isto ele foi em busca de prazeres carnais, ele queria ficar livre de uma vida “normal”, achou que poderia mudar, sair da ordem de seu pai, não queria ter mais uma vida de obediência, queria experimentar o mundo.
D. Vivendo Dissolutamente. Aqui é a palavra chave, o jovem cansou de ter uma vida de obediência, o que ele queria mesmo era viver uma vida de pecado.
Quantas pessoas fazem como este jovem?
Aqui na igreja tem tudo!
Mais o diabo coloca um desejo maligno, no coração da pessoa, que ela não consegue mais enxergar o aconchego do lar, o amor do Pai, o amor da Mãe, o amor da família, enfim... as pessoas não consegue mais ver que na casa do Pai tem proteção, tem comunhão, tem paz e sobre tudo, tem fartura de alimento.

Lucas 15.14: E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.

3) Havendo fome, começou a padecer necessidades.
O dia mal vem, e aí? Quando estamos na casa do pai temos socorro, mais quando abandonamos a casa do Pai, ficamos vulneráveis, não tem ninguém para nos proteger, para nos ajudar, para nos aconselhar... Este jovem tinha tudo! Mais achou que não estava bom, e quantas pessoas nos dias de hoje que tem este mesmo sentimento?
Infelizmente o diabo fica de olho (1 PE 5.8) Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
E se nós dermos somente uma brecha ele entra no nosso coração...
O apóstolo Paulo fala uma coisa bem interessante (2 CO 5.7) Porque andamos por fé e não por vista.
O que atraiu este jovem a sair da casa do seu pai?
Este mundo pode oferecer muitas coisas, que parecem ser bom.
(PV 14.12) Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
A verdade é que o dia da fome veio, e este jovem já tinha gastado todo seu dinheiro e começou a passar fome.
A vida que ele pensou que ia ter, não teve. Sabe por quê? Este mundo é pura ilusão e o príncipe deste mundo é o diabo. (1 JO 5.19) Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. E o deus deste mundo cegou aquele jovem (2 CO 4.4) nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus

Lucas 15.15: E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.

4) De Herdeiro a escravo.
O homem que tinha tudo, agora se vê apascentando porcos. Porcos eram animais impuros para os Judeus (LV 11.7-8) Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não remói; este vos será imundo; da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. Estes vos serão imundos. O apascentar porcos era o trabalho mais desprezível que um Judeu poderia imaginar.

Lucas 15.16: E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.

5) De uma mesa farta a comer comida de porcos.
Se era degradante comer, tocar. Imaginem desejar comer a mesma comida!
Bom aqui vai começar uma nova etapa na vida deste Jovem, sabe por quê?
Ele nunca deixou de ser Herdeiro. Nós somos Herdeiros de Cristo! (RM 8.17) E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

"não se esqueça você é Herdeiro de Deus"

elaborado por: Pastor Cassio Benedito Silva
Todos os versículos foram tirados da Biblia Revista e Corrigida

em breve a 2° parte!

mande sugestão... não concordou? o você acrescentaria? o que posso melhorar?
entre em contato comigo...
email: pastorcassio@ig.com.br
msn: cassio.b.silva@hotmail.com

4 comentários:

Unknown disse...

muito boa a mensagem!
espero que muitas pessoas possam ter oportunidade de ler

Unknown disse...

Qee Deus Continuee Abençoããndoo

Wal disse...

Ótima mensagem, q DEUS continue te abençoando.

Anônimo disse...

bom estudo!!!!!!!!!!

Comente: