Aprenda a não ter medo de compromisso 
Compromisso é uma promessa solene ou uma obrigação que você assume com alguém ou com você mesmo a respeito de alguma coisa. Sempre que nos comprometemos ficamos presos a nossa palavra a respeito daquilo e se não cumprirmos estaremos cometendo uma falta grave. Em nossa sociedade pós-moderna as pessoas têm muito medo de se comprometer, pois entendem que essa atitude às cerceará da liberdade que tanto almejam ter. Sem compromisso, não é necessário responder a ele ou a quem se comprometeram. Por isso é cada vez mais comum o que se chama sexo casual e o ficar com alguém. A ideia desse processo é ter um momento físico com outra pessoa, mas depois cada um vai para o seu canto. Você busca o seu próprio prazer e não necessita depois dar satisfação para essa pessoa.
Quero crer que nós cristãos não temos por hábito ficar com alguém, isso seria um terrível pecado. Mas mesmo os que namoram, muitas vezes, não se envolvem com a outra pessoa da maneira mais apropriada. As relações em diversas ocasiões são pautadas na superficialidade, na frivolidade, não há qualquer movimento no sentido de aprofundar o conhecimento acerca do outro.
É muito comum, por exemplo, fugir do tema casamento, sempre são colocados muito empecilhos para não se tocar nesse assunto, “é muito cedo”, “não temos condições financeiras”, “vamos esperar a faculdade”,são apenas algumas das desculpas usadas. Claro que um namoro que está no início não é o momento mais propício para tratar dessa questão, mas ressalto que a partir de um determinado tempo da relação é importante isso entrar na pauta de discussão. É fundamental que todo cristão entenda que namoramos com a intenção de casar, mesmo que no fim das contas isso não aconteça se o casal chegar a conclusão que devem terminar o namoro. Muitas pessoas inclusive terminam o namoro quando a outra começa a cobrar mais compromisso dela. Ter compromisso com o parceiro é também ter compromisso com Deus. Evite prometer coisas e não cumprir, este tipo de ação irá gerar na outra pessoa desconfiança, decepção e insegurança. Não dê aliança de compromisso para seu companheiro se sua intenção é só ganhar tempo. Não tenha medo de se aprofundar em um relacionamento, se abrir, ser você mesmo e sonhar com um futuro a dois. Deus quer que você seja uma pessoa de palavra, então seja assim.“Quando um homem fizer um compromisso com o Senhor, ou um juramento, impondo restrições a si próprio, não violará a sua palavra, segundo tudo aquilo que sair da sua boca, fará.” (Números 30.3.)
Pr. Richarlle